quarta-feira, 11 de abril de 2007

Nepotismo: dinheiro fácil

Atualmente, o nepotismo está sendo uma prática constante na área do governo, através de indivíduos possuidores de cargos importantes dentro dos prédios públicos que nomeiam parentes ou amigos que prestarão serviços para o "governo", prejudicando assim os interesses públicos e da comunidade.
Muitas vezes o nepotismo está relacionado à lealdade e a confiança que o agente deposita na pessoa favorecida com o objetivo de certificar os interesses do que emprega.
As campanhas antinepotismo visa acabar com a nomeação de pessoas para exercerem cargos públicos dentro de prefeituras, assembéias, câmaras e tribunais brasileiros, acabando assim com o excesso que muitas vezes demonstra má-fé, ocorrendo desvios de verbas e desfalque nos cofres públicos.
No Ceará, estão sendo tomadas as medidas para que acabe o nepotismo. Em alguns casos o Ministério Público entrou com Ações Civis Públicas para fazer valer a orientação contra a prática. A Câmara Municipal aprovou um projeto de lei que proíbe a contratação de parentesco do prefeito, vereadores e secretários na administração pública municipal.
Somente os agentes que mostram equilíbrio psicológico, caráter e personalidade conseguem conservar o método de classificação existente no poder público, impedindo que sentimentos pessoais interfiram na atividade pública que estes escolheram exercer.